DETALHES DO CURSO

DESCRIÇÃO

Curso de Matemática e suas Tecnologias
Ser professor é acreditar num sonho e se empolgar para fazer com que as pessoas acreditem que podem crescer. É você ter a verdade de que não faz apenas uma aula, mas um processo de formação também intelectual e de caráter. O professor é uma referência. Ele está junto das pessoas nessa jornada, com seus atos e suas ações, e acredita de forma significativa no exemplo que pode ser. Nas palavras do educador Paulo Freire, “sem sequer poder negar a desesperança como algo concreto e sem desconhecer as razões históricas, econômicas e sociais que a explicam, não entendo a existência humana e a necessária luta para fazê-la melhor, sem esperança e sem sonho”.

Esse pensamento dialoga com o método Darlan Moutinho. Com 26 anos de experiência em sala de aula, o professor carrega em seu nome a segunda geração de uma vida dedicada à Matemática. Com grande passagem acadêmica, Darlan é autor de uma metodologia conceitual e diferenciada. Ele trabalha para que os alunos e as alunas possam entender e desenvolver o raciocínio matemático com domínio, competência e habilidades exigidas pela Matriz do ENEM e por outras bancas de processos seletivos de forma criativa e empolgante.

As aulas são pautadas na construção e utilização de noções e conhecimentos numéricos, estatísticos, algébricos, geométricos, gráficos e probabilísticos, destinados a interpretar, compreender e representar problemáticas e situações de diversas naturezas. O método do curso organiza e valoriza o conceito e a interpretação do texto para o ensino da matemática. A proposta é baseada no desafio de fazer uma aprendizagem diferente, na qual um dos grandes objetivos é motivar os alunos e as alunas. “Está tudo aí dentro da sua cabeça!”

Para Darlan, quando se fala em educação, “é preciso valorizar o processo que faz o outro crescer. Esse é o grande desafio do professor. O professor asume a responsabilidade de apoiar o entendimento dos assuntos, que nem sempre são puramente intelectuais. Há o ensino da matemática que é aquele da ciência exata, no qual dois é dois e ponto, mas essa lógica é extremamente concreta e racional. Com a Matriz do ENEM, o ensino da matemática deu um salto. O professor deixou de se preocupar somente com a ciência institucional e passou a pensar sobre a matemática que as pessoas precisam; que vai fazer uma diferença na vida delas; que vai apoiar, por exemplo, a planejar sua trajetória.”

CARGA HORÁRIA

EXTENSIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - UNIDADE RECIFE (AUDITÓRIO 02)
Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira
Matemática Extensivo 08:00h às 11:00h Matemática Extensivo 08:00h às 11:00h
Matemática Extensivo
14:30h às 17:30h
Matemática Extensivo
14:30h às 17:30h
Laboratório de Matemática
17:00h às 19:00h
Matemática Extensivo 18:30h às 21:30h Matemática Extensivo 18:30h às 21:30h